XIII CONFASER debateu a EXTENSÃO RURAL E CIDADANIA
01/12/2018 | 09h:14
Reunidos em Guarpari (ES) durante os dias 26 a 29 de novembro, cerca de 500 extensionistas rurais de 22 estados da Federação .
O Congresso Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e do Serviço Público Agrícola do Brasil – (XIII Confaser), foi realizado no Sesc, Guarapari (ES).
O Confaser acontece a cada três anos e tem se consolidado como o mais expressivo evento técnico e político em se tratando de extensão rural brasileira e a Faser vem a cada edição se firmando como interlocutora das políticas públicas para o mundo rural. Nessa edição o XIII Confaser debateu o tema principal a EXTENSÃO RURAL E CIDADANIA. Com abordagens significativas distribuídas em dois grandes blocos de debates; no primeiro tratou das questões mais técnicas e pertinentes à extensão rural, tais como A Ater e a pesquisa pública agrícola como políticas de estado.
No segundo bloco tratou de abordagens vinculadas ao movimento sindical, tais como o Organização social dos trabalhadores de ater . Este conjunto de teses tem por objetivo identificar propostas para a construção de um meio rural mais justo com a extensão rural presente e a promoção da inclusão social.
No primeiro dia, os delegados do Confaser discutiram e aprovaram o regimento interno que normatiza e regula o evento.
Em seu discurso na abertura do XII Confaser Carlos Carvalho, Coordenador Geral da Faser destacou que o conjunto de proposta que foram aprovadas no XIII Confaser será o plano de trabalho pelos tres próximos anos. Este Plano de trabalho será o suporte para a base de trabalhadores enfrentar a realidade política, que o país atravessa e especial a classe trabalhadora da Ater e agricultura familiar.
No segundo e terceiro dia foram debatidos Os trabalhos escritos ou em posters, organizado em dois grupos de teses: A Ater e a pesquisa pública agrícola como políticas de estado e a Organização social dos trabalhadores de ater.
No quarto dia as propostas construidas nos dias anteriores forma levadas à Plenária para aprovação dos delegados do Confaser.
Fechando com enceramento do Congresso a posse da coordenação colegiada para o triênio 2018-2021. A FASER terá como coordenadora geral, a Sra. Lucia Morais Kinceler da Faper-SC. O presidente do Sintape, Adailton Melo estará pelos próximos tres anos na Coordenação Executiva e o diretor do Sintape Aminadable Moreira estará como Conselheiro Fiscal da Federação.