Filiado à

Notícias

A importância do trabalho dos funcionários do IPA é reconhecida na audiência pública na Câmara de Vereadores em Caruaru

29/04/2022 | 06h:30

Aconteceu no último dia 18, às 9h, a audiência pública de forma híbrida na Câmara de Vereadores de Caruaru, onde foi discutida a situação precária em que se encontra a Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco ( IPA) no município. Participaram pelo SINTAPE, o presidente Antônio Angelim, o secretário geral Rômulo Santos e os diretores Luciene Tavares e Oreste Lustosa. Pelo IPA, o gerente regional de Caruaru, Rui Sousa, e o então gerente da Estação Experimental do IPA local, Francisco Abel. A solicitação desta audiência pública foi requerida pelo Vereador Filipe José. A presidente da Mesa foi a Vereadora Aline Nascimento.

Paulo Augusto Silva, presidente do Conselho Municipal Unificado de Desenvolvimento Rural Sustentável de Caruaru, informou que foi formada uma Comissão, que realizou uma visita na Estação Experimental do IPA no município de Caruaru para verificar as condições em que se encontravam a Estação, considerando as queixas de abandono. A Comissão constatou precariedade de estrutura física, falta de condições de trabalho, déficit de servidores, veículos se deteriorando e alguns sem condição e uso, além da ausência de segurança.
A Comissão elaborou um documento ao final da visita apontando os problemas, o qual foi lido pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caruaru, Romário Santos, confirmando as denúncias. Ele ainda relatou o capital de conhecimentos que o IPA tem, através dos trabalhadores, mas que está sendo desvalorizado pelo Estado.

Romário Santos, reforçou que essa luta não pode ser apenas do vereadores. “Se o IPA vier fechar as portas, todos os pernambucanos poderão sofrer. Todos os candidatos à Assembleia Legislativa Estadual devem se comprometer com o melhoramento da agricultura familiar”, frisou Romário.

O presidente do Conselho Municipal Unificado de Desenvolvimento Rural, Paulo Augusto Silva, falou da missão que o IPA tem desenvolvido nos últimos 43 anos em Caruaru e citou a importância dos trabalhos das Estações Experimentais, “que servem para o todo Estado de Pernambuco”, ou seja, beneficiar os agricultores familiares. O Conselho Rural vai tirar uma comissão de agricultores para ir ao Palácio do Campos da Princesas falar com o governador e pedir que não permita que essa situação continue. A comissão também vai encaminhar o relatório lido na audiência ao governador para que seja tomada as devidas providências e evite que a Estação Experimental do IPA em Caruaru feche as portas.” A audiência é para abrir os olhos do Governo do Estado e não para criticar” citou o presidente do Conselho Rural. “Se o IPA fechar as portas, a agricultura familiar também fechará as portas”, completou.

O presidente do SINTAPE, Antônio Angelim, em seu pronunciamento, informou que a diretoria do sindicato ficou sabendo dessa audiência pública e foi para Caruaru com preocupação, quanto ao impacto desta audiência, pois sabia da importância do IPA e do trabalho dos seus funcionários para a sociedade. “Ficamos bastante preocupados com o impacto dessa reunião e todo o contexto que poderia ocasionar de negativo perante a sociedade”, relatou Angelim. O representante do sindicato informou ainda que parte desta situação em que o IPA se encontra foi originada pela inadimplência no CAUC, e por isso, não pode conveniar nenhum projeto como governo federal por estar inscrito no Sistema de Inadimplência do Governo Federal (CAUC). “Isso acarreta na falta de investimento na Instituição, mas lembramos que esse problema poderia ser resolvido e reforçamos que as gestões passadas, que a presidência do IPA não envidou esforços para retirar o Instituo do CAUC. Nós que fazemos parte da diretoria do SINTAPE, como entidade representativa dos funcionários do IPA, não poderíamos deixar de participar dessa audiência, onde estava sendo colocada para sociedade as condições precárias que a Estação Experimental de Caruaru se encontra. A falta de investimento no Instituto, tanto na extensão rural, pesquisa e recursos hídricos comprometem a assistência ao agricultor familiar, mas parece que esse Governo não tem olhos par a agricultura familiar”, resumiu o líder sindical

Mais notícias