Filiado à

Notícias

Começam as negociações no IPA

10/08/2016 | 01h:04

Começam as negociações no IPA

 

O IPA, atendendo sugestão de calendário proposto pelo Sintape, iniciou nesta segunda-feira, 08, a primeira reunião de negociações da pauta de reivindicações dos seus empregados, apresentada no início da semana passada ao Instituto.

A diretoria do IPA iniciou suas considerações falando que o Governo do Estado, através da SAD, realizou uma reunião com todos os dirigentes do Estado para dar às orientações sobre as negociações e que o poder executivo estadual encontra-se no limite prudencial, que a crise dificulta a reposição das perdas e, que igualmente ao ano passado, a diretoria fará um grande esforço para tentar avançar nas cláusulas sociais.

O Sintape, no entanto, destacou que realmente o Estado se encontra no limite prudencial, mas que no balancete do segundo quadrimestre há, segundo o próprio Governo, indicativo de que este percentual baixe, possibilitando as negociações.

“O Governo, porém, trabalha com a visão de colocar categorias contra categorias e que os empregados do IPA não irão pagar a fatura da gestão ou da decisão política do Governo do Estado”, frisou Manoel Saraiva, presidente do Sintape.

A direção do sindicato esclareceu ainda que, uma vez que o Governo tem apresentado dificuldades para fazer reposição de mais de 20%, existem duas possibilidades para atender à pauta: a primeira seria avançar dentro do Plano de Cargos com etapas devidas, como as progressões e o tempo de serviço, pois isso alcançaria todos os trabalhadores; a segunda, negociar as cláusulas sociais, e com relação as cláusulas econômicas, ir para o dissídio.

Após amplo debate e considerações sobre algumas cláusulas, o IPA solicitou prorrogação do Acordo, o que foi desaconselhado e devido ao tempo insuficiente para atender tal pedido, o Instituto ficou então de fazer consulta à SAD e agendou uma nova reunião para o dia 22 de agosto com o Sintape.

Mais notícias