Curso de Formação Sindical aborda importância da capacitação e conhecimento da militância
Domínio do assunto, habilidade de expressão, entendimento de militância e conhecimento profundo sobre sindicalismo e sua real essência e razão de existir, são peças fundamentais para a boa atuação de um sindicalista. Sem esses preceitos não há como desenvolver qualquer atividade classista com êxito. Ter entendimento sobre a causa que defende é o mínimo que um dirigente sindical que se preze deve ter para enfrentar a luta e fazer parte do movimento. Infelizmente, temos visto muita gente compor diretorias nessas entidades sem o perfil necessário para um bom combatente pelos direitos dos trabalhadores e das classes. Essa é uma questão que precisa ser levada a sério e reavaliada pelo movimento em nível nacional!”.
A citação acima foi defendida por Jairo Cabral, da Escola de Formação da CUT/PE, durante o Curso de Formação de Dirigentes Sindicais e Representantes de Base, promovido pelo Sintape, no Cetreino, em Carpina, nos dias 19 e 20 de abril, considerado um sucesso pelos organizadores. O especialista no assunto, um dos mais respeitados do país, palestrou sobre o tema: “Passado, presente e futuro do movimento sindical e a contextualização de suas mudanças ao passar dos anos", no segundo dia do evento, e deu uma verdadeira aula sobre o que é o sindicalismo e o que significa ser um sindicalista na atual conjuntura em que se encontra o Brasil, politicamente.
Para o diretor de Formação Sindical, Adailton Melo, o tema foi oportuno e necessário devido o momento de crise que vive a política brasileira e como os movimentos sindicais têm se posicionado diante de fatos relevantes para o país e de suas próprias atividades centralizadas. “A assistência teve a oportunidade de aprender um pouco sobre a história do sindicalismo no Brasil e em Pernambuco e entender o que significa fazer parte de um movimento que é fundamental para a luta por melhores condições de trabalho, salário e dignidade”, destacou.
O curso contou ainda com mais duas palestras: “Legislação Trabalhista e sua Importância Fundamental nas Relações de Trabalho”, que teve como palestrante o advogado do Sintape, Francisco Vitório, que abriu o evento. A palestra foi de extrema importância para os presentes porque explicou toda a legislação aplicada ao direito de greve e as diferenças entre os regimes celetista e estatutário. “Uma verdadeira aula de Direito Trabalhista” assinalou o diretor Jurídico do Sintape, Regivaldo Vitor.
A outra palestra foi com a economista e professora, Amanda Aires. Ela falou sobre a Conjuntura Política Atual e fez importantes esclarecimentos sobre a crise econômica pela qual passa o país neste momento, apresentando em gráficos as projeções para o futuro e as causas da situação observada atualmente.
Dirigentes do Sintape e delegados de base participaram das palestras com perguntas e questionamentos sobre a atividade sindical e suas principais dificuldades nos dias de hoje e demais temas abordados no curso.
O presidente do Sintape, Manoel Saraiva, considerou o curso indispensável para a capacitação dos dirigentes sindicais e delegados de base, porque abordou temas de relevância para as atividades desempenhadas pelos dois grupos. “Não há como aceitar um sindicalista sem formação e capacitação dentro de suas atribuições como militante. O curso foi só um mecanismo para preparar o sindicato ainda mais para o confronto com o Poder Executivo Estadual e habilitar os delegados para a disseminação das atividades do Sintape e da importância da colaboração da categoria nos movimentos que teremos pela frente, principalmente para a Campanha Salarial 2016!”, finalizou.
No encerramento, vários delegados de base se pronunciaram parabenizando o Sintape pela iniciativa em promover um curso de tamanha importância para os envolvidos no processo de luta sindical no Estado.
Mais notícias
COPYRIGHT © 2023 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SINTAPE