Filiado à

Notícias

Estamos de olho insalubridade dos funcionários do IPA

19/05/2022 | 03h:21

No ano de 2021, depois de uma luta incessante, com muitas cobranças e diálogos junto à então diretoria do Instituo Agronômico de Pernambuco (IPA), o SINTAPE obteve uma conquista histórica para trabalhadores da autarquia. Apolítica de segurança de trabalho avançou para o benefício dos funcionários e a instituição reconheceu a insalubridade para os médicos veterinários e a periculosidade para alguns trabalhadores do setor de recursos hídricos.

Em janeiro deste ano, o IPA reconheceu a insalubridade para alguns os assistentes técnicos de extensão. O sindicato aguarda também, o reconhecimento da insalubridade para todos os assistentes técnicos de extensão que estão em trabalho de campo e os assistentes de pesquisa, onde estão sendo realizados os trabalhos de levantamentos de dados na Estações de Pesquisa do Instituto, pela equipe de Segurança do Trabalho.

Pensando nisso, o SINTAPE vem insistentemente solicitando administrativamente, que o IPA conceda o benefício aos empregados que exercem funções em atividades penosas de forma continua e habitual, de cordo com o que determinam os termos da NR nº 15 do Ministério do Trabalho e Emprego, (Norma Regulamentadora que estabelece as atividades que devem ser consideradas insalubres).

Após várias solicitações, a diretoria do IPA, determinou que a equipe de Segurança do Trabalho visitasse as Gerências Regionais (escritórios) para realizar as diligências e elaboração de Laudos Técnicos de todos empregados que exerçam funções em atividades insalubres.

No entanto, a equipe de Segurança do Trabalho, realizou as diligências em poucos escritórios, tendo elaborado laudos favoráveis à concessão do adicional de insalubridade para alguns técnicos de extensão rural. Porém, não concedeu a outros técnicos que exercem as mesmas atividades nos mesmos locais de trabalho. O SINTAPE já solicitou administrativamente que o IPA faça a correção do equivoco, concedendo o adicional de insalubridade a todos os extensionistas. Para tanto, já foi realizada a elaboração do laudo técnico.

Mais notícias