Filiado à

Notícias

Funcionários da CPRH visitam Consema e pedem apoio à luta da categoria

07/11/2016 | 09h:40

Funcionários da CPRH visitam Consema e pedem apoio à luta da categoria

 

Outra atividade de mobilização, dentro do calendário de atividades organizado pelo Sintape, foi promovida pelos funcionários da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), na manhã desta sexta-feira, 04, no Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema). Os trabalhadores e servidores da CPRH adentraram na reunião do Conselho e solicitaram que este emitisse uma moção de apoio, aprovada por unanimidade pelos seus integrantes.

Os servidores e empregados da CPRH lotaram a sala da entidade e estenderam faixas pelo chão, denunciando a situação de precariedade em que funciona a Agência e as condições de salários injustas em que eles estão submetidos. No encontro do Consema, foi reivindicado uma fala dos membros do Conselho em favor da categoria. O presidente do Sintape, Manoel Saraiva, que também é conselheiro da instituição, destacou que se o Governo não atender a moção de apoio do Consema estará desrespeitandoo o caráter político da entidade, visto que ela é mais política que técnica.

Para Saraiva, a visita foi positiva. O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) é um órgão colegiado, consultivo e deliberativo, formado por representantes de 44 entidades governamentais e da sociedade civil organizada, diretamente vinculado ao Governador do Estado, integrante do Sistema Estadual de Meio Ambiente na qualidade de Órgão Superior.

Os principais objetivos do Consema são: deliberar, no âmbito de sua competência, sobre as diretrizes e políticas públicas garantindo o equilíbrio e a melhoria da qualidade ambiental, prevenindo a degradação do meio ambiente em todas as suas formas, impedindo ou minorando impactos ambientais negativos e implementando a recuperação do meio ambiente degradado; compatibilizar o desenvolvimento socioeconômico com a proteção do meio ambiente, incentivando a elaboração e a implementação das Agendas 21 estadual e locais; promover integração dos órgãos e entidades do Sistema Estadual de Meio Ambiente com os setores produtivos, as entidades ambientalistas e com a comunidade; promover e orientar o desenvolvimento de estudos e pesquisas de tecnologias voltadas para uso racional dos recursos naturais; e possibilitar, a toda a comunidade, o acesso a informações concernentes ao meio ambiente, facilitando e estimulando a conscientização pública para a preservação dos recursos naturais.

Mais notícias