O Dia do Servidor Público, comemorado nesta sexta-feira, 28, foi marcado por um protesto que parou o trânsito pela manhã na Zona Sul do Recife, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente de Pernambuco (Sintape). O ato reuniu trabalhadores da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart) e Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), numa caminhada que saiu do Segundo Jardim, na Avenida Boa Viagem, e seguiu até a Avenida Antônio de Góes, bairro do Pina, onde os manifestantes se concentraram em frente à Secretaria de Administração do Estado (SAD) para pressionar o secretário Milton Coelho a recebê-los.
Usando preto, com faixas e bandeiras, apitos e nariz de palhaço, os servidores gritaram palavras de ordem e fizeram muito barulho por todo o trajeto. Homens da Polícia Militar e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) deram cobertura ao ato, organizando o trânsito durante todo percurso. Na SAD, a informação foi de que o secretário não estava e que o Governo não iria atender os manifestantes. Em sinal de protesto, os servidores resolveram fechar as duas faixas da Antônio de Goes, impedindo a passagem dos carros. Um longo congestionamento foi formado.
Para não causar mais danos aos motoristas, uma das faixas era liberada por 10 minutos e depois interditada novamente pelo grupo. A pressão deu certo. Em poucos minutos, a direção do Sintape recebeu um comunicado que um representante da pasta iria atender os manifestantes, mas autorizado apenas a entrada de cinco pessoas. Um representante de cada instituição e o presidente do sindicato, Manoel Saraiva, formaram a comissão recebida por Júlio Jonas, da Gerência de Política de Pessoal da SAD.
Após a entrada da comissão, a manifestação do lado de fora foi encerrada. O teor do que foi discutido na reunião com o representante do Governo será levado ao conhecimento dos servidores em assembleias a serem realizadas em cada órgão que participou do movimento, na próxima semana. Algumas categorias, como da CPRH e Apac, já decretaram estado de greve, e todas podem aderir ao movimento paredista se as negociações salariais permanecerem sem avanço.
FOTOS DO PROTESTO:
Mais notícias
COPYRIGHT © 2023 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SINTAPE