Depois de duas semanas visitando as unidades do IPA e da Perpart pelo Estado, e de reuniões realizadas com os trabalhadores das duas instituições nas sedes do Recife, o Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (Sintape), elaborou as pautas de reivindicações das duas categorias para a Campanha Salarial 2017. Duas equipes se distribuíram para realizar as reuniões nas Gerências Regionais e Estações de Pesquisa do IPA. Durante as visitas, foram anotadas as reivindicações da categoria para a formatação do documento.
No dia 31 de julho nos auditórios do IPA (manhã) e Perpat(tarde), o Sintape realizou as assembleias para aprovar as pautas e autorizar a direção do sindicato a celebrar Acordo Coletivo ou ajuizar Dissídio Coletivo de Trabalho, caso malogrem as negociações. No dia 02 de agosto, a entidade sindical encaminhou as Pautas de Reivindicações para o IPA e Perpart, com cópias para a Secretaria de Administração (SAD), e aguarda o retorno das empresas para dar inícios as negociações.
O presidente do Sintape, Adailton Melo, aproveitou as assembleias para falar do cenário de egociações junto ao Governo do estado, lembrando do limite prudencial da receita corrente líquida de 46,25% no primeiro quadrimestre do ano. Frisou que em relação às negociações da Direta, apenas a educação fechou acordo com o Governo, sendo um reajuste de 7,64% para os professores que estavam abaixo do piso salarial retroativo a janeiro de 2017, um reajuste de 7,64% em outubro de 2017 para os professores que estavam acima do piso salarial.Os professores contratados também tiveram seus salários reajustados em 7,64% a partir de dezembro de 2017 e os demais profissionais da educação a exemplo dos administrativos e analistas receberam um reajuste de 6,12% a partir de dezembro de 2017.
Por enquanto, aguarda-se um calendário de reuniões da SAD para negociação das categorias da Direta, inclusive do IPA e Perpart. Outro assunto abordado por Adailton foi a disponibilidade dos planos de saúde administrados pela ASSER. Após solicitação do sindicato, para que fosse cumprida a cláusula décima do ACT, item 11.5, a partir de agosto, esses planos serão disponibilizados para os empregados do IPA com os mesmos percentuais do subsídio praticado pelo plano de saúde coletivo do Instituto.
As pautas completas ficarão disponibilizadas para consulta no site do Sintape: www.sintape.org.br.
Sindicato forte depende da união da base!
Redação Sintape
Mais notícias
COPYRIGHT © 2023 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SINTAPE