Planejamento Estratégico define ações para a gestão do sindicato
O Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente de Pernambuco (Sintape) realizou nos dias 27 e 28 de junho de 2017, no Cetreino, em Carpina, o Planejamento Estratégico com o objetivo de subsidiar a sua gestão, a fim de potencializar os seus recursos humanos e financeiros, com foco nos resultados para o período de maio de 2017 a maio de 2020. O encontro contou com a participação de membros dos Delegados Sindicais, Conselho Fiscal e Diretoria.
Como resultado dos trabalhos ao longo dos dois dias, será produzido um documento sistematizado com a redefinição da Missão, Visão de Futuro e Valores do Sintape, a Análise Estratégica do Ambiente Interno e Externo, os Objetivos Estratégicos, as Ações Estratégicas, complementadas com detalhamento em Metas Estratégicos, Responsáveis pelas Ações e Prazos, consubstanciando a Matriz de Planejamento.
Assim, o planejamento se propõe a esclarecer acerca das implicações futuras de decisões presentes, como sendo um processo contínuo de deliberações, que não devem ser isoladas, mas, ao contrário, vinculadas aos diversos aspectos da organização. Portanto, a tomada de decisão deve visar os objetivos que forem estabelecidos e proporcionar meios capazes de viabilizar sua execução.
As propriedades fundamentais do planejamento são: contribuir para os objetivos da organização; preceder a outras atividades; ter maior influência na organização como um todo; ser participativo, integrado e permanente. Se estas propriedades não forem seguidas, corre-se o risco de gerar um plano mal formulado ou inadequado às necessidades da instituição.
“O Planejamento é de extrema importância para nortear as ações da diretoria. É de fundamental importância a participação de todos para juntos planejar as ações do nosso sindicato”, declara o presidente, Adailton Melo.
Na construção Planejamento Estratégico, foram traçados objetivos específicos para cada diretoria e objetivos gerais para a diretoria executiva. Ações de melhorar a atuação perante a base e a importância do sindicato foram assuntos discutidos durante o seminário.
Durante os dois dias, os participantes debateram sobre as estratégias de planejar uma organização e definir os métodos eficazes de utilização de recursos disponíveis, visando atingir os objetivos traçados nas matrizes do Planejamento.
PARCERIA COM A CUT-PE
O Planejamento estratégico foi uma parceria entre o Sintape e a Escola Sindical da CUT no Nordeste, Marise Paiva de Morais, tendo como mediador, Marco Levay (Educador Popular e Economista). O objetivo foi Planejar coletivamente as ações políticas e sindicais do Sintape para o próximo período (2017/2020).
O QUE FOI DISCUTIDO?
No dia 27, na parte da manhã, houve a Abertura Política (Direção Sintape) e a Análise de Conjuntura (Carlos Veras – presidente da CUT/PE). Após a abertura deu-se início a construção do Planejamento Estratégico, com suas definições, expectativas e objetivo geral. Na parte tarde houve Exposição dialogada, mostrando o quadro organizacional do Planejamento Estratégico e os Trabalhos em Grupo, com a elaboração dos Planos de Ação. No dia 28, foram apresentados os Planos de Ação dos grupos, a Unificação do Planejamento Estratégico e Aprovação do Plano 2017/2020 em plenária. O encontro foi avaliado positivamente na opinião dos participantes.
Sindicato forte depende da união da base!
Redação Sintape
Mais notícias
COPYRIGHT © 2023 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SINTAPE