Servidores e empregados da CPRH protestam contra transferência da biblioteca
Servidores e empregados da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizaram, nessa quarta-feira, 05, um ato público contra a transferência da biblioteca da sede do órgão para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). O ato, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (Sintape), foi marcado por palavras de protesto, exposição de faixas com a frase: A Biblioteca é Nossa! e um apitaço.
A programação teve início pela manhã, com panfletagem em frente à CPRH. A caminhada até a Semas, marcada para a tarde, foi cancelada pela categoria, que deliberou sobre percorrer a área interna da Agência para mobilizar os demais servidores e chamar a atenção da diretoria. Os trabalhadores pedem a permanência da biblioteca, considerada a melhor biblioteca ambiental do Norte e Nordeste do Brasil e uma das melhores de todo país, com um acervo acima de 10 mil títulos.
No ato, vários servidores expuseram suas razões para não aceitar a transferência, já que a biblioteca atende ao público externo e oferece condições para o corpo técnico da agência obter informações para executar as atividades de controle ambiental com maior embasamento. O diretor do sindicato, Ademir Damião, destacou que "ela é um instrumento de pesquisa importante para os trabalhadores da CPRH".
A realização do protesto, segundo Manoel Saraiva, incomodou a diretoria da Agência e a Semas, que ao longo da semana tentaram impedir a manifestação. No entanto, não houve atendimento favorável ao pleito dos servidores e empregados da Agência, e o sindicato decidiu mantê-la. O Sintape e a categoria esperam um posicionamento favorável das duas entidades e não descarta mais mobilizações se a ideia de transferir a biblioteca continuar.
Mais notícias
COPYRIGHT © 2023 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SINTAPE