Filiado à

Notícias

Sintape investe na capacitação de dirigentes e delegados de base

07/06/2017 | 04h:34

cff

Com o compromisso de uma melhor interação e atuação com a categoria, o Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (Sintape) iniciou o processo de capacitação de seus dirigentes sindicais e delegados de base. Sete representantes do sindicato, incluindo o presidente Adailton Melo, participaram no mês de maio de cursos voltados ao melhor desempenho nas atividades classistas. A ideia é formar o maior número possível de dirigentes dentro da política de formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Adailton Melo e Aminadable Moreira (diretor de Formação Sindical) participaram do Curso de Formação de Formadores de Dirigentes Sindicais promovido pela CUT-PE. O curso faz parte do Processo do Plano Nacional de Formação da CUT Nacional, sob a Coordenação da Escola Nordeste, Região Centro, onde participaram dirigentes sindicais dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O objetivo é formar dirigentes para repassar os ensinamentos adquiridos e ajudar na formação de quadros políticos de base.

Para o presidente do Sintape, participar do curso foi mais do que proveitoso, uma vez que a formação focou nas atividades que os dirigentes sindicais devem desempenhar junto à base, com o intuito de contribuir na capacitação política e sindical de sua diretoria, de modo a desenvolver na base o pensamento ideológico e fomentar a participação nas atividades classistas. “O país está atravessando um momento politicamente complicado e o curso de Formação trouxe todo um panorama da situação, com propostas para nós, dirigentes sindicais, utilizá-las nas lutas e ações gerais”, concluiu Adailton.

Em Caruaru, os delegados de base, Miguel Pereira e Ronifrance de Souza, e os diretores, Luís Filho e Alberto Rocha, participaram do curso de Organização Representação Sindical de Base (ORSB). Em Buíque, participou Mallon Sampaio. Para Mallon, o curso foi de extrema importância porque remeteu ao passado da história do sindicalismo, promovendo a reflexão sobre as lutas, sofrimentos e conquistas dos sindicalistas. “O curso também nos trouxe ao presente, ensinando como nos organizar para lutar pela garantia de novas conquistas trabalhistas. Acho que todo dirigente sindical ou delegado de base deveria participar dessa capacitação. Ela é muito proveitosa para o movimento”, avaliou Mallon, que agradeceu ao Sintape pela oportunidade e à CUT-PE por promover a capacitação de forma descentralizada.

Sindicato forte depende da união da base!

Redação Sintape

 

orsb 02

Mais notícias