Filiado à

Notícias

Trabalhadores do IPA decidem pela prorrogação do Acordo Coletivo

02/10/2017 | 01h:50

 

Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na manhã dessa quinta-feira, 28, com a direção do Sintape, os empregados do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) aprovaram a prorrogação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) por mais trinta dias, ou seja, até 29 de outubro. A categoria decidiu alongar o prazo na expectativa de que um canal de negociação seja aberto com o Governo do Estado até o vencimento desta data.

Na ocasião, os trabalhadores também discutiram estratégias de mobilização para pressionar o executivo estadual a receber a comissão de negociação do Instituto e a diretoria do sindicato para tratar da pauta da Campanha Salarial. Os empregados da instituição estão há três anos sem reajuste salarial. Segundo o presidente do Sintape, Adailton Melo, levando-se em conta o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de todo esse período, a defasagem chega a 20,96%.

Adailton lembrou que os servidores da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) conseguiram um reajuste de 19%, parcelado, após decretarem greve o que pode ser uma referência para os do IPA. Além dos funcionários da Jucepe, a única outra categoria a ter os salários reajustados em Pernambuco foi a dos professores. “O Governo usa a desculpa da crise para não dialogar com os trabalhadores. Ela não deixa ele mudo. Se tivesse interesse e respeito já teria dialogado conosco. Só queremos discutir a pauta de reivindicação e buscar estratégias para atender aos pleitos dos trabalhadores”, sustentou o presidente do sindicato.

Como proposta de mobilização, os trabalhadores do IPA decidiram fazer um ato, no qual devem parar um dia na semana, para participar de palestras sobre reformas previdenciária e trabalhista, que serão promovidas pelo Sintape. O advogado do sindicato, Francisco Vitório deverá ser um dos palestrantes. A mobilização ficou acertada para a primeira quinzena de outubro. Antes da Assembleia, os dirigentes sindicais realizaram uma panfletagem na sede do Instituto, convocando a categoria para a Assembleia. Um número significante de trabalhadores participou da reunião.

DIÁLOGO COM A DIRETORIA DO INSTITUTO

No dia 25 de setembro, os diretores do Sintape e a comissão de negociação eleita pela categoria em Assembleia, participaram da primeira reunião de Negociação com a diretoria do IPA, na qual estavam presentes o superintendente financeiro, os gerentes de RH e o o Jurídico do Instituto.

Durante as negociações, a diretoria do IPA informou que as cláusulas que tenham repercussão financeira, como: reposição salarial, plano de cargos, seriam encaminhadas para discussão na Secretaria de Administração (SAD). A discussão sobre a Pauta de Reivindicação não foi esgotada em sua totalidade, ficando outra reunião para o dia 02 de outubro.

A direção do sindicato esclareceu ainda que existem questões emergências da pauta a ser discutida, a exemplo da implantação do Plano de Cargos.

Sindicato forte depende da união da base!

Redação Sintape

Mais notícias